quarta-feira, 14 de novembro de 2012

As modas alimentares impedem a busca do verdadeiro emagrecimento




Nos dias de hoje existem inúmeros livros, artigos e informações sobre dietas, cuja finalidade é a perda de peso e melhora da qualidade de vida. São conhecidas como "dietas da moda" e são padrões alimentares passageiros, pois não promovem uma reeducação alimentar.

De maneira geral, essas dietas são distribuídas a todas a pessoas e não levam em consideração os hábitos individuais, bem como a situação econômica, o estado de saúde de cada pessoa, a quantidade de calorias necessárias durante o dia, além da quantidade e proporções dos nutrientes que cada um necessita.

Essa enorme variedade de dietas lançada no mercado, deixa as pessoas cada vez mais confusas, mal educadas para uma alimentação saudável, além de desnutridas e viciadas, levando a uma saúde extremamente frágil e promovendo aumento de peso ao longo da vida.

Quando não é possível a manutenção de um hábito alimentar que seja saudável, ocorre um processo denominado "efeitos sanfona", que nada mais é, do que a repetida perda e ganho de peso resultante das dietas para emagrecer. Na grande maioria das vezes, este fenômeno adapta o peso nivelado sempre pelo peso maior.

Ao longo da vida, o "efeito sanfona", provoca quedas acentuadas e constantes no cabelo, na qual ocorre brilho e o deixa mais seco; enfraquece as unhas; aumenta a flacidez; provoca o envelhecimento precoce; entre outros. Estima-se que para cada 5% de aumento de peso acima do apresentado na fase adulta, ocorre um aumento de 200% no risco de desenvolver diabetes, além de doenças cardiovasculares e obesidade na meia-idade. O ideal é evitar ganhos de peso maiores do que 5Kg.

As dietas da moda enfatizam a perda de peso de forma rápida e não se preocupam com a dieta realmente balanceada e adequada de nutrientes. Depois de um longo período de uso dessas dietas, a pessoa fica muito mais vulnerável a diversas deficiências nutricionais e pode ocasionar inúmeros riscos à saúde, levando à diminuição da qualidade de vida.

Assim, as expectativas das dietas deixam de ser atendidas, o que leva à falhas na manutenção do peso, ao sentimento de culpa, ao fracasso, além de uma sensação de que nunca vai conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário