segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Análise das principais dietas Parte 1


    Este é o primeiro de vários posts que publicaremos sobre as principais dietas, com os seus prós e contras. Esperamos que sejam proveitosos a todos.


Dieta do Tipo Sanguíneo

  Foi criada por um naturopata norte americano, cuja linha é que dois pontos foram importantes para basear a dieta: as lecitinas (que são proteínas presentes nos alimentos e são responsáveis pela variação individual de acordo com o tipo sanguíneo) e a teoria de que o tipo sanguíneo determina as funções digestivas, estrutura imunológica. Além disso, afirma-se que alguns alimentos podem causar emagrecimento ou aumento de peso.

  Crêe-se que:

  Grupo Sanguíneo Tipo O: seriam "caçadoras carnívoras", devendo ter um consumo aumentado de carnes vermelhas, e evitar aveia, trigo e grãos.
  Grupo Sanguíneo Tipo A: seriam "vegetarianos dóceis", devendo seguir a linha vegetariana.
  Grupo Sanguíneo Tipo B: seriam "onívoros" e devem realizar dieta variada, este grupo é o único que pode consumir leites e derivados.
  Grupo Sanguíneo AB: seriam uma junção das intolerâncias e benefícios dos grupos A e B.

  Ponto Positivo: A venda do livro que dissemina a prática dessa alimentação.

  Ponto Negativo: Poucas pesquisas e não são validadas cientificamente. Baixa ingestão de cálcio a longo prazo, pode provocar problemas de saúde óssea. Independente do tipo sanguíneo do indivíduo existem restrições alimentares que são fundamentais para o bom funcionamento intestinal e contra doenças degenerativas. Não existe comprovação científica entre tipo sanguíneo e queima do tecido adiposo (gordura). A sensação de fome e sofrimento são grandes e podem levar à perda de massa muscular ao invés da perda de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário