domingo, 15 de julho de 2012

Prevenir é melhor do que remediar

Através dos anos, vem ocorrendo uma reformulação, dentro do conceito popular, na relação da atividadade física com a saúde.
Num passado não muito longínquo, as pessoas se lembravam da importância da saúde, somente quando a perdiam. Nesse contexto, os indivíduos recorriam ao médico atrás de remédios, apenas na tentativa de resgatar a saúde perdida. Essas pessoas se esqueciam de que a melhor forma de tratar certas complicações é criando condições desfavoráveis para o surgimento da mesma, ou seja, prevenindo.
Prevenção é criar condições que dificultem a manifestação de diversas complicações tanto clínicas, quanto práticas. Nesse novo contexto ganham em importância dois conceitos fundamentais: a alimentação e a atividade física.
A alimentação adequada é aquela que fornece todos os nutrientes (macro e micro) necessários, e em quantidade apenas suficiente para a viabilização da otimização do funcionamento orgânico.
A atividade física, através das diferentes adaptações fisiológicas por ela estimulada, torna-se uma grande aliada da saúde, prevenindo e até mesmo podendo fazer parte do tratamento de diversas doenças.
Nesse novo contexto, o professor não deve ficar atento somente aos benefícios de última análise (Ex: aumento de força, flexibilidade, resistência, etc.), mas também aos benefícios que tornam esses (benefícios de última análise) viáveis, ou seja, as adaptações invisíveis que tornam possíveis - criam estrutura orgânica (benefícios de primeira análise) - todos os benefícios acima citados.
Essa compreensão em conjunto com o estudo dos mecanismos das doenças, associados ao bom senso determinam as estratégias a serem adotadas.
Enfim, o bom profissional é aquele que, através da busca de novos conhecimentos, evolui no sentido de tirar o máximo proveito das informações científicas e aplicá-las da melhor maneira possível, transformando o exercício num benefício e não numa prática desiteressante e, por vezes perigosa.
Escolha bem o seu personal para orientá-lo na sua atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário